A Secretaria das Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho, emitiu nota técnica destinada à Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros confirmando o entendimento de que o desconto da contribuição sindical pode ser definido por meio de assembleia geral, sendo este válido para toda categoria.
Para a pasta, o ordenamento jurídico deixa claro a possibilidade de anuência prévia e expressa da categoria sobre a contribuição sindical por meio de assembleia geral, uma vez que esse mecanismo é capaz de definir temas tanto no campo judicial quanto administrativo.
A Secretaria cita o disposto no artigo 511 da CLT, que reforça a ideia que a assembleia geral possui competência legal para abordar o tema da contribuição sindical.
Agora a Conatec está articulando para garantir que o Ministério do Trabalho emita nota direcionada aos trabalhadores em edifícios e condomínios. “Essa nota técnica já representa um grande avanço nas nossas negociações, uma vez que contamos agora com o respaldo do Ministério do Trabalho para definição da contribuição sindical. Esse material é de grande valor e iremos lutar também para que seja expedida nota voltada para nossa categoria", define Paulo Ferrari, presidente da Confederação.
Confira o inteiro teor da nota aqui.
Fonte: http://www.conatecbr.com.br
Deixe um comentário